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Criança e alimentação saudável: uma conquista diária

Vejam algumas dicas de nossa nutricionista Gabriela Kirmayr Duarte, especializada em nutrição infantil.

  • O cardápio deve ser o mais variado possível, possibilitando à criança conhecer diferentes alimentos e maneiras de preparar.
  • Estimular a criança a comer sozinha.
  • Estabelecer horários para as refeições.
  • Chocolates, refrigerantes, sucos artificiais, salgadinhos, frios, preparações fritas e alimentos gordurosos e condimentados, devem ser evitados.
  • Enfeitar os pratos e até fazer “desenhos” com alimentos para chamar a atenção da criança
  • Oferecer, no mínimo, 4 copos de água por dia.
  • É muito importante realizar, pelo menos uma refeição, junto à família. Que essa hora seja agradável e prazerosa. Neste momento o adulto passa a ser um modelo para que as crianças aprendam “boas maneiras” e experimentem novos alimentos. A criança ADORA imitar o adulto!
  • Dê preferência aos alimentos integrais.

EXEMPLO DE CARDÁPIO

Café da manhã – 1 copo de leite, 1 fruta, 1 pedaço pequeno de pão com requeijão

Lanche da manhã – 1 fruta e 1 iogurte.

Almoço e jantar – 3 colheres (sopa) de arroz, 2 colheres (sopa) de feijão,

2 colheres de sopa de salada e legumes, 2 colheres (sopa) de carne, 1 fruta e/ou suco de frutas de sobremesa.

 

Lanche da tarde – 1 copo de leite batido com ½ fruta, 1 pedaço de bolo.

Antes de dormir –  1 copo de leite com cereais.